quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EVENTO SEMINÁRIO 07.08.2012


SEMINÁRIO INTERNO DO COSEMS
Ontem, 07.08.12, no Hotel Barramares (Jaboatão), com a presença de 85 participantes de várias regiões do estado, aconteceu o Seminário Interno do COSEMS, com os temas: “Controle Externo, PPI e PGASS”.

Pela manhã, a professora Tatiane Almeida de Menezes explanou sobre o Mestrado Profissional Stricto Sensu em Economia da Saúde,  Organizado pela UFPE ( Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA e  Centro de Ciências Biológicas - CCB ), direcionado para o aprimoramento da gestão, a partir da criação do GIEPES. E coordenado por ela e pela professora Sueli Galdino. A apresentação, com os contatos, pode ser solicitada a Zefinha, no e-mail cosems.pe@gmail.com, ou ao grupo da Câmara Técnica, no e-mail ctcosems.pe@gmail.com.

                                          Foto: Professora Tatiane apresenta o Mestrado em
                                          Economia da Saúde

Em seguida, sob coordenação do vice-presidente do COSEMS, Saulo Bezerra, iniciou-se a apresentação do representante do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, João Robalinho.
                                          Foto: Saulo Bezerra coordena os debates da manhã.

O senhor José Robalinho apresentou um software de análise de indicadores sociais. De acordo com o palestrante, através deste software e das análises desenvolvidas, o TCE está traçando estratégias de atuação junto aos municípios e definindo as prioridades para acompanhamento e auditoria. Ainda segundo o expositor, em breve o software terá um componente na internet para acompanhamento dos indicadores por gestores e população em geral.
                                         Foto: João Robalinho em sua apresentação.
Como fruto do Seminário, surgiu a possibilidade de futuras conversas entre o COSEMS e o TCE para desenvolvimento colaborativo das estratégias apresentadas. O conteúdo da apresentação estará no relatório, a ser postado neste blog até sexta-feira. O power point da apresentação pode ser solicitado a Zefinha nos e-mails já informados.

TARDE - PPI e PGASS

O momento da tarde, coordenado pela secretária de Petrolina e membro da diretoria do COSEMS, Lúcia Giesta, foi destinado ao debate da PPI e PGASS.
                                              Foto: Lúcia Giesta coordena o momento da tarde.
O representante do Ministério da Saúde, Leonardo Berzoíni, Consultor da SAS, explanou de forma interativa sobre a estrutura da PPI e o histórico recente em Pernambuco. Alertou que a PGASS (Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde) ainda não está formalmente estruturada, pois apenas as suas diretrizes foram aprovadas na CIT de julho. A expectativa é que no final de 2013 a PGASS esteja estruturada e com software de apoio. Todos os estados que assinarem COAP neste intervalo terão que utilizar as programações vigentes da vigilância e da assistência (PPI). Fica para Pernambuco a opção de iniciar a reorganização da sua PPI ou esperar até o final de 2013 pela PGASS.
                                         Foto: Leonardo Berzoíni fala sobre PPI e PGASS
A secretária de Jaboatão, Gessyanne Paulino, membro da diretoria do COSEMS, informou que a diretoria do COSEMS já enviou à SES a definição de seus representantes no GT da PPI, que está sendo reestruturado, e a SES demonstrou interesse em reiniciar os trabalhos rapidamente.
Para todos os presentes, ficou o clima de motivação para acelerar a reorganização da PPI de forma a construir caminhos de recomposição dos tetos municipais.
O conteúdo da apresentação estará no relatório, a ser postado neste blog até sexta-feira. O power point da apresentação pode ser solicitado a Zefinha nos e-mails já informados.

AUSÊNCIA REGISTRADA
                                                      Foto: Nossa amiga Cris Paulino. Militante do SUS com presença marcante nos debates sobre a PPI, ficou registrada a ausência de Cristina Paulino, secretária de Brejo da Madre de Deus e membro da diretoria do COSEMS, que se recupera de uma bem sucedida cirurgia. Ela já compõe o GT da PPI e em breve volta ativa. Boa recuperação, Cris!!!
                                          Foto: Plenária no Hotel Barramares.

Nenhum comentário: