SARGSUS
SISTEMA DE APOIO À ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL DE
GESTÃO DO SUS
O
Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão do SUS (SargSUS) é uma
ferramenta eletrônica desenvolvida em 2010, pela Secretaria de Gestão
Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP-MS) e tem por objetivo
auxiliar os gestores da Saúde na elaboração dos seus relatórios anuais de
gestão.
·
Funcionando
direto na internet (webservice), o SargSUS importa a maioria dos dados de
outros sistemas de informação do SUS: SISPACTO, SIOPS, SCNES, SIH-SUS e SIM,
além de outros dados das bases do DATASUS, como os dados demográficos oriundos
originalmente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
·
Atualmente,
o Sistema conta com 5.109 Secretarias Municipais de Saúde cadastradas, que
representam, em termos percentuais, 91,84% de todas as secretarias. São 3.043
Conselhos Municipais de Saúde cadastrados, ou seja, 54,70% cadastrados;
·
A
Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em reunião ordinária realizada em 16
de fevereiro de 2012, pactuou prazo para envio de informações referentes à
situação de apreciação do RAG - anos base: 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 para o
dia 31 de maio de 2012; A
partir de 2013 o prazo será o dia 30 de
março do ano seguinte à execução financeira;
·
O
RAG deverá ser preenchido diretamente no Sistema de Apoio ao Relatório Anual e
Gestão (SARGSUS), disponível no endereço eletrônico www.saude.gov.br/sargsus,
conforme estabelecido em pactuação tripartite de dezembro de 2011, na LC 141/2012 e na Portaria GM Nº 575/2012 cujo texto
traz o prazo acima informado;
·
Inicialmente
formatado para ser um sistema de adesão pelos municípios, o SARGSUS teve sua
obrigatoriedade de uso definida pelo ACÓRDÃO Nº 1459/2011 – TCU;
·
Segundo
a PT GM 575, o município cumpre a sua obrigação quando preenche todas as telas
do SARGSUS e executa o envio eletrônico para apreciação do Conselho; o RAG,
contudo, só estará disponível ao público após parecer conclusivo do Conselho;O
sistema disponibilizará às CIBs/CIT relatórios de acompanhamento do envio pelos
municípios e aprovação pelos conselhos;
·
Para
ter acesso é necessário o cadastramento prévio do usuário, indicado pelo
secretário de Saúde, no Cadastro de Sistema e Permissões de Usuários
CSPU/DATASUS. O cadastro dos usuários estaduais é efetuado pelo Ministério da
Saúde e o dos usuários municipais pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES).
Os Conselhos de Saúde são cadastrados pelas respectivas Secretarias de Saúde
aos quais são vinculados.
Os
Relatórios Anuais de Gestão e informações consolidadas da apreciação do RAG no
Brasil podem, portanto, ser obtidas na página www.saude.gov.br/sargsus.
JUNHO DE 2012.
Fonte:
Ministério da Saúde .
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