quarta-feira, 10 de abril de 2013

HISTÓRIA DO COSEMS: PARTE 5


O COSEMS NO NOVO SÉCULO
Autor: Paulo Dantas


No período 1997-1998 a temática que predominou teve como centro o modelo de atenção à saúde, especialmente a estratégia do Programa de Saúde da Família na atenção básica. A Carta de Serra Talhada (13/09/1997) tem início demonstrando otimismo “no processo de descentralização, através da NOB 96”, destaca os esforços dos gestores de saúde “no sentido de implementar mudanças radicais nos modelos de intervenção no setor, tais como o Programa de Saúde da Família...” e prioriza a necessidade de ações básicas de saúde voltadas principalmente à criança e à mulher. Na expectativa de incremento financeiro devido à arrecadação da CPMF (o que não aconteceu!), defendia um novo modelo de financiamento do setor saúde a partir de bases epidemiológicas. À época, estava na presidência do COSEMS o Claudio Duarte e tendo como companheiros de direção, para o biênio 1997-1998, José Edson de Souza, José Carlos Maranhão, Cristina Sette e Antônio Vieira Filho. Ocupava, também, a pauta das discussões dos Encontros/Assembleias temas como formulação e operacionalização da Programação Pactuada Integrada (PPI), estruturação de sistema de vigilância epidemiológica municipal e a proposta programática de “Município Saudável”.

A ultrapassagem do umbral do século XX para o século XXI acontece no período dos três mandatos sucessivos de presidência do COSEMS por José Edson. Nesse período, de 1998 a 2003, as diretorias receberam valorosas participações de Cristina Sette, José Carlos Maranhão, Antonio Vieira, Oscar Capistrano, Maria de Fátima Lopes, Wilson Francisco Barros, Carl Roichman, Humberto Antunes, Luis Raimundo Duarte e José Rivanildo. Alguns alternando suas atribuições – inclusive com Cristina Sette, Oscar Capistrano e Maria de Fátima ocupando a presidência em espaços de tempo do último biênio - outros apenas participando de um ou outro tempo das sucessivas gestões.

 Foi um período marcado por importante mudança no cenário da política nacional com a eleição de Lula Presidente da República, em outubro de 2002. E, na área da saúde a provação da EC 29 (2000), edição em 2001, da Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS).

Longa vida ao COSEMS PE!

Viva o seu Jubileu de Prata!
Paulo Dantas, junho de 2012.

Nenhum comentário: