terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Notícias MS


05/02/2013

PERNAMBUCO: O estado é referência em transplantes de mais de um órgão

LOC/REPÓRTER: O estado do Pernambuco realizou em 2012 mais de mil e seiscentos transplantes. O número representa um aumento de 55 por cento no número de cirurgias realizadas em 2011. Quando comparado com todos os estados das regiões norte e nordeste, Pernambuco é o terceiro estado que mais realizou transplantes no ano passado. Além disso, é o que mais realiza cirurgias de órgãos diferentes, como relata o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha
"Pernambuco tem um aumento de 55 por cento ao todo do número de transplantes. Mas, ele tem aumento de 125 por cento de transplante do coração, ele mais que dobrou o transplante do coração. Aumentou em 28 por cento o transplante de fígado, aumentou 40 por cento o transplante de rins, aumentou 64 por cento o transplante de córnea e 45 por cento o número de transplante de medula óssea. Então é esse o grande destaque de Pernambuco".
LOC/REPÓRTER: Com o intuito de aumentar o número de transplantes o Ministério da Saúde criou novos incentivos financeiros para os hospitais. As unidades que fazem quatro ou mais tipos de transplantes podem receber um incentivo a mais de 60 por cento como explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha
"Nós criamos um incentivo que para o hospital que realiza mais de um tipo de transplante, sobretudo, o transplante de fígado, coração que são os mais complexos. Ele ganha 60 por cento a mais de cada transplante que ele realiza. É um estimulo para montar centros mais estruturados, cada vez mais complexos de relação com o transplante".
LOC/REPÓRTER: O Brasil é referência mundial no campo dos transplantes. Atualmente, 95 por cento das cirurgias no país são realizadas no SUS, Sistema Único de Saúde. No ano passado o País conseguiu ultrapassar a marca de 10 doadores por um milhão de habitantes. Desde 2012, são aproximadamente 13 doadores por um milhão de pessoas.
Reportagem, Alexandre Penido [Fonte: Notícias MS]

Nenhum comentário: