sexta-feira, 24 de maio de 2013

TESTE RÁPIDO DE SÍFILIS


O Ministério da Saúde está disponibilizando um formulário para mapear os municípios brasileiros que tenham interesse em receber kits para a realização do teste rápido de sífilis, bem como informações sobre o processo de implantação dos testes na Atenção Básica. A iniciativa pretende ampliar a realização desses testes no âmbito da atenção básica para qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira a detecção da sífilis e melhoria da qualidade do Pré-Natal, uma vez que, atualmente, todo o país já recebe o material.
A sífilis congênita, aquela transmitida de mãe para filho, é uma doença totalmente evitável se diagnosticada em tempo, tratada e prevenida durante o pré-natal. Por isso, é primordial que se qualifique o acesso ao diagnóstico da sífilis pela gestante e que o tratamento seja realizado em tempo oportuno na Atenção Básica. 
O teste rápido de sífilis é um exame eficaz e rápido que disponibiliza os resultados em 15 minutos e é realizado com apenas um furo no dedo do paciente.  O teste estará disponível prioritariamente na Atenção Básica,  nas Unidades Básicas de Saúde, maternidades, serviços de urgência, centros de testagem e hospitais. Os Municípios devem oferecer tratamento para os casos detectados e garantir que enfermeiros, médicos e outros profissionais estejam preparados para realizar a testagem.
As secretarias de saúde dos municípios que querem  receber novos lotes dos testes rápidos de sífilis devem preencher o formulário até o dia 10 de junho de 2013. O preenchimento é simples e leva pouco tempo para ser realizado. O município deve informar, entre outras questões, as áreas envolvidas no processo de implantação do teste rápido de sífilis na atenção básica; qual a estimativa de consumo mensal médio dos testes rápidos de sífilis pelo município; se o município tem profissionais capacitados para realização de TR Sífilis na Atenção Básica; se existe interesse do município em participar de novas capacitações promovidas pelo Ministério da Saúde ou Secretaria Estadual de Saúde; a quantidade de UBS que executarão o TR Sífilis no município.
O Formulário está disponível até o dia 10 de junho  no endereço: 
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=11264
Para maiores esclarecimentos: (61) 3315-5905/5901/9098.
Confira nos links abaixo a planilha com a lista dos 100 municípios com maior número de notificações de sífilis congênita e alguns materiais para auxiliar os municípios neste processo:

Nenhum comentário: