quarta-feira, 11 de setembro de 2013

EXPERIÊNCIA EXITOSA

UNICEF  E  PREFEITURA DE AFOGADOS DA INGAZEIRA FIRMAM PARCERIA
DURANTE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Durante a abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde, a Coordenadora do UNICEF para os Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Jane Santos, e o Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Gildázio Moura, firmaram um compromisso de parceria para ações específicas de saúde para melhorar a atenção e o acolhimento de crianças e adolescentes, e a consequente diminuição dos índices de mortalidade materno-infantil.
Em sua palestra inicial, a representante do UNICEF destacou os avanços do SUS, desde sua criação, na Constituição Federal de 88, até os dias de hoje. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura em colocar a criança como tema, foco principal da Conferência de Saúde. O tema deste ano é o “fortalecimento do controle social na perspectiva de um município saudável e amigo da criança.”
A Conferência está sendo preparada há três meses. Foram realizadas mais de 20 reuniões comunitárias, no centro da cidade e nos sítios. Nesse processo, a Secretaria Municipal de Saúde implantou Conselhos Gestores em todas as unidades de saúde da rede, com o objetivo de envolver a sociedade na gestão das unidades.
“Estamos fortalecendo a democracia participativa. Afogados é o único município que tem conselhos gestores em todas as unidades de saúde. Mais de 50 conselheiros receberam certificados e já estão atuando em suas localidades. A 6ª Conferência é mais uma etapa importante para o empoderamento da população nas discussões e gestão da saúde em Afogados da Ingazeira,” avaliou o Secretário de Saúde, Gildázio Moura.

Por: Prefeitura de Afogados da Ingazeira
         Núcleo de Comunicação Social

         Rodrigo Lima: (87) 9978.1718 / (81) 9668.4668
         Cláudio Gomes: (87) 9633.3342

Nenhum comentário: