quarta-feira, 11 de setembro de 2013

REUNIÃO CIB - 09.09.13

       O tema referente à Rede de Atenção ao portador de doença renal e terapia substiutiva, que constava na pauta, será levado a discussão posterior. O estado trouxe a proposta de acréscimos de serviços da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência sendo: Um Centro Especializado em Reabilitação (tipo 2) - CER 2 em Olinda e oficinas ortopédicas em Caruaru, Arcoverde e primeira macro.

Informes:


  • O Projeto Caminhos do Cuidado é uma iniciativa do Ministério da Saúde que oferece Formação em Saúde Mental para Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares/Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica, inicialmente a formação acontecerá nos municípios que iniciaram o plano de enfrentamento contra o crack. O projeto tem previsão de início no mês de outubro com 40 turmas e uma carga horária de 60h, sendo 40h presenciais. O comitê responsável pela organização construirá uma agenda com os municípios e negociará com estes a melhor forma de fazer.
  • A respeito da portaria Nº 1.708, de 16 de agosto de 2013, que regulamenta o Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde - PQAVS. É importante lembrar que estamos na fase de adesão e os municípios têm um prazo de até 60 dias depois da publicação da portaria, logo, até o dia 15 de outubro, caso queiram aderir ao programa ainda este ano. Nesta fase os municípios receberão 10% do valor do incentivo e poderão, a partir do próximo ano, receber maiores percentuais a depender do desempenho visto através dos indicadores.Veja aqui a portaria na íntegra.
  • Credenciamentos e habilitações: Dois leitos de UTI tipo 3 no Hospital das Clínicas, 10 leitos no Hospital Fernando Bezerra, em Ouricuri, habilitação em alta complexidade de oncologia do Hospital Memorial Arcoverde e habilitação em atenção especializada em processo transsexualizador no Hospital das Clínicas.
  • Serão recebidos em Pernambuco 46 médicos estrangeiros, do dia 16 a 20 deste mês serão organizadas oficinas de acolhimento pelo Ministério da Saúde, SES e COSEMS-PE. Segundo o estado, os gerentes de GERES podem ser procurados em caso de dúvidas sobre o processo de recebimento de médicos brasileiros e estrangeiros.

Por: Hylany Almeida



Nenhum comentário: