domingo, 8 de setembro de 2013

SEMINÁRIO SOBRE O COAP - 23.08.13


          No último dia 23 de agosto foi realizado, na sede do COSEMS-PE, um Seminário sobre o COAP onde estiveram presentes Secretários Municipais de Saúde do estado, assessores, membros técnicos de municípios e o assessor do CONASEMS em Pernambuco, Nilo Bretas Junior. 
      Durante o evento foram realizadas apresentações a respeito da situação atual do processo do COAP no estado bem como a última versão da PGASS e o teto financeiro para os municípios. Além destas, Nilo Bretas conduziu uma apresentação tratando da situação atual do planejamento do SUS e da PGASS.
      Entre e durante as apresentações houve rico debate sobre a situação dos municípios diante da condução estadual do processo que visa a assinatura do COAP, a partir dessas discussões foram tirados alguns encaminhamentos e as dúvidas dos participantes foram debatidas no grupo.

Dentre os encaminhamentos definidos ao fim do dia de discussões estão os seguintes:
  1. Proposta para a reunião da diretoria com a SES: Repactuar o prazo de assinatura do COAP – Transcender ao mês de dezembro/2013.
  2. Pressuposto da PGASS, nenhum município pode ter redução dos tetos financeiros já pactuados no dia a hoje.
  3. Qual a Atenção Básica que queremos (responsabilidade/ processo de trabalho) e qual o financiamento que precisamos para assumir esta responsabilidade.
  4. De onde os municípios vão tirar recursos para dar contrapartida da UPAe?
  5. Cada secretário conversar com os respectivos prefeitos sobre cofinanciamento para a saúde, COAP e UPAe;
  6. A PGASS deve ser elaborada considerando a necessidade de saúde da população;
  7. O COSEMS realizará oficinas com os municípios para discutir processo de planejamento e os conteúdos da PGASS e do COAP;
  8. O CONASEMS poderá apoiar as oficinas do COSEMS sobre planejamento que subsidiará a discussão do COAP e da PGASS;
  9. Necessidade de recurso novo para a Atenção Básica.




    Por: Hylany Almeida

Nenhum comentário: