terça-feira, 23 de outubro de 2012

RESIDÊNCIA MÉDICA


Ministério da Saúde cria 1,6 mil novas bolsas de residência médica

Graduados em medicina terão 1.623 bolsas a mais de residência médica a partir de 2013. O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (23) a ampliação do financiamento para 19 especialidades --entre elas, clínica geral, cirurgia geral e obstetrícia e ginecologia.
As bolsas fazem parte do programa Pró-Residência, lançado em 2009 com o intuito de ampliar a formação de especialistas em áreas prioritárias para o SUS (Sistema Único de Saúde). O impacto da medida é de R$ 46,4 milhões. Ao todo, são oferecidas atualmente 10.434 vagas de residência médica.
A intenção da pasta é criar 4.000 vagas até 2014 --até 2013, serão 2.881 vagas. Serão abertas, por exemplo, 343 bolsas em clínica geral, 245 em cirurgia geral, 211 em pediatria e 95 em anestesiologia.
O ministério criou ainda outras 1.270 vagas em residência multiprofissional, associadas a outros profissionais de saúde. Os números foram divulgados pelo ministério em coletiva de imprensa.
CADASTRO NACIONAL
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) destacou ainda a criação de um cadastro nacional de especialistas, como forma de o governo ter um melhor panorama sobre quantos são os profissionais e onde estão atuando.
"A partir dessa constatação completa, nós [poderemos] também investir nessa ampliação que já estamos fazendo agora, mas com nível ainda maior de segurança e numericamente mais avantajada", disse Mozart Sales, secretário de gestão do trabalho e da educação do ministério da Saúde.
FLÁVIA FOREQUE

DE BRASÍLIA
FOLHA DE SÃO PAULO
UOL NOTÍCIAS

Nenhum comentário: