segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CÂMARA TÉCNICA 15.10.2012

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CT EM OUTUBRO
Coordenadoras da CT em 15.10: Cris Paulino e Inês

TEMAS APRECIADOS PARA A PAUTA DA CIB:


1.Inclusão da FAV como unidade estratégica para atendimento as Urgências - Cristina Mota (SEAS).
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Portaria GM 2.395 de 11.10.2011. Só foi publicado o plano da GERES I. A portaria do repasse é a PT 1.679, de 14 de agosto de 2012. São duas planilhas, de custeio e investimento. Em reunião da GERES I, discutiu-se a aplicação desses recursos, principalmente em relação ao componente hospitalar.  Apoiadores do MS solicitam o debate da 4ª GERES, a 5ª GERES e toda a Macro 4. É interessante discutir por MACRO para adequação da rede do SAMU; Também houve modificação dos critérios para sala de estabilização e estrutura da rede.  São cinco critérios com valor de 5 pontos. Sem a pontuação, o projeto tem o financiamento negado. A portaria prejudica os projetos já aprovados. Haverá reunião do grupo condutor para discutir o desdobramento da questão. SES está fazendo uma contraproposta, alterando os critérios de Rh e considerando o que já se faz. 
Inclusão de nova porta de entrada hospitalar na RUE, incluir a FAV: Com a FAV ficariam 8 portas de emergência estaduais (para todas as regiões).O único requisito que a FAV não cumpre hoje é a de número de leitos, contudo pode ser indicado pela relevância do serviço. A unidade já é habilitada como unidade de atendimento de alta complexidade. (PARA NOVA HOMOLOGAÇÃO)

2.QUALICONSELHO - Curso para ConselheirosDomício Aurélio de Sá – Coordenador Estadual (NESC/FIOCRUZ)
Coordenação Pedagógica: Kátia Medeiros e Glauciane. Encontros presenciais, EAD internet e Parceria com o Canal Saúde.  Em Pernambuco, a primeira etapa serão 350 vagas de conselheiros. Curso de 4 meses.
Municípios prioritários: os 70 que estão no PID – Programa de Inclusão Digital. Não houve curso de informática no DATASUS. Há um GT do PID que não está funcionando.  O conselheiro deve ser indicado pelo Conselho. Capital 12 participantes e demais municípios entre 4 e 8. O município banca a despesa de viagem e atividades locais (equipamentos), hospedagem e alimentação estão previstas no curso. Início do curso: Após o carnaval de 2013. O transporte seria uma contrapartida da SES. Incluir os 70 do PID e as sedes de Macro. Petrolina não foi aprovada pelo GT do PID porque retirou computadores.
Contato: (81)2101-2603 (Nalva)

Informes

1.    Ofício nº726 /2012 SGEP/MS - Termo de Ajuste Sanitário (TAS) de Caruaru. Resposta a auditoria, correção de impropriedades no valor de R$45mil. Para ciência.

2.     Construção de UBS no município de QUIXABA – Resoluções CIB de Justificativa de Mudança de Endereço e de Conclusão de Obras. O município solicita emissão de Resolução aprovando  a mudança de endereço, para que possa receber a última parcela dos recursos e concluir processo interno no Fundo Nacional de Saúde. Encaminhamentos: Cris Paulino vai verificar a situação do processo no FNS.

3.      
4.    Termo de Doação: Repasse de equipamentos do Hospital Municipal Olímpio Machado de Sirinhaém ao Hospital Regional de Palmares. Para emissão de Resolução. OK.

5.    Rede Intermunicipal de Telessaúde: situação dos municípios que receberam recursos do MS para compra de equipamentos e implantação de serviços de Telessaúde – Camila Sihler. Foram aprovados 4 núcleos (Recife, Igarassu, Petrolina e São Lourenço da Mata), só que não padronização entre eles, em adequação à regionalização. Estão disponibilizando a plataforma do Ministério (mas ainda não está disponibilizada). Dos 4 núcleos, nenhum está funcionando, há indefinição do modelo de gestão, estruturas ainda não montadas, aquisição de equipamentos atrasada, indefinição da forma de pagamento dos teleconsultores. Os municípios têm que pedir a prorrogação do prazo de utilização dos recursos que já estão nos fundos municipais. Para ciência da CT/COSEMS/CIB.

6.    Realização da 2ª Videoconferência sobre Anemia Falciforme, em alusão ao "Dia     Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra" – Camila Sihler.

7.    Portaria MS nº22, de 09 de agosto de 2012 – Municípios que apresentaram Projetos de Incentivo Financeiro às ações de Vigilância, Prevenção e Promoção de Saúde e redução da morbimortalidade por Acidentes e Violências

8.    Projeto de Curso Técnico em Prótese Dentária  - Nota Técnica da Escola de Saúde Pública de PE

9.    Incentivo 100% SUS – FAV Jaboatão dos Guararapes (ofício nº 1700/2012)
             - FAV II Salgueiro

Câmara Técnica da CIB em 15.10.12

Nenhum comentário: