quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

NOTÍCIAS MINISTÉRIO DA SAÚDE


Municípios têm até sexta para aderir ao Provab

O programa financiará a atuação de médicos na Atenção Básica em municípios com carência de profissionais
Os municípios interessados em receber médicos pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) devem aderir até a próxima sexta-feira (1°), por meio do sitedo programa. Esta é a segunda edição do Provab que tem o objetivo de qualificar médicos por meio de curso de pós-graduação para atuação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas em regiões com carência de profissionais. Até o momento, 1.505 secretarias municipais de Saúde se inscreveram. Para os médicos interessados em participar, as inscrições vão até terça-feira (5/02).
O programa prevê especialização em Saúde da Família para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde. O curso tem duração de 12 meses, e vai contar com atividades práticas na Atenção Básica sob supervisão de Instituições de Ensino Superior (IES) e acompanhamento dos gestores locais, além de aulas teóricas ministradas em metodologia EAD (Ensino a Distância) pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS).
Serão priorizados no processo de adesão os municípios listados na Portaria Conjunta N° 2, de 2011.
Para garantir a qualidade do serviço prestado, os profissionais serão avaliados, trimestralmente, pelos gestores e pelas instituições, e também realizarão autoavaliação. Os profissionais bem avaliados receberão pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica, conforme a resolução 09/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
PROFISSIONAIS – Médicos interessados em aderir à segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) podem se inscrever até o dia 5 de fevereiro, pela internet, por meio do endereço eletrônico http://provab2013.saude.gov.br. Até o momento, 5.648 médicos se cadastraram.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI: INFORME PROVAB
Confira o edital dos municípios
Confira o edital dos profissionais

Por Priscila Costa e Silva e Wesley Kuhn, da Agência Saúde ¿ ASCOM/MS
            (61) 3315-6256       e 3315-3580

Nenhum comentário: