quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Militantes pelo SUS


O nome de Hermias Veloso reporta à
Assistência Farmacêutica
"A Assistência Farmacêutica é o pilar para o êxito das demais Políticas de Saúde."  

É com esta frase que o militante Hermias Veloso da Silveira Filho gosta de fazer o fechamento de suas propostas de organização da Assistência Farmacêutica.
Conhecido por sua postura séria, coerente e combativa em defesa do SUS, Hermias esteve à frente da Assistência Farmacêutica do Recife por quase 12 anos. Coordenou a criação do sistema informatizado que foi adotado pelo Ministério da Saúde com o nome de Hórus; coordenou a formulação e implantação da Farmácia da Família; modernizou a REMUME;  e organizou a rede de dispensação. 
Hermias foi professor de Química para secundaristas e ainda ministra palestras-aula no Curso de Ciências Farmacêuticas  da UFPE e na pós-graduação do CPqAM/FIOCRUZ, quando convidado.
Trabalhou no NITRAFARMA/SP, no LAFEPE, no HEMOPE.
Foi Conselheiro Estadual de Saúde no período de 1993 a 2001, representando o Sindicato dos Farmacêuticos. Também foi Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos.
Hoje, atua como farmacêutico concursado e presta consultorias para municípios interessados na estruturação da Assistência Farmacêutica.
DEFENDE O SUS UNIVERSAL, COM ATENÇÃO INTEGRAL E EQUÂNIME. Sua trajetória de vida está vinculada à defesa da justiça na saúde e do acesso à saúde como veículo de justiça social. Hermias É um militante pelo SUS.

Nenhum comentário: