segunda-feira, 4 de maio de 2015

CIB

Aconteceu hoje a reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) na Secretaria Estadual de Saúde. A abertura foi realizada pelo presidente da comissão, o secretário de saúde estadual o senhor José Iran Costa.
A SES enfatizou a necessidade dos municípios intensificarem a vigilância ao mosquito transmissor da dengue “Aedes aegypti”, bem como notificarem o seus respectivos casos da doença.  Além disto, mostrou preocupação com a propagação da noticia de que pesquisadores bahianos isolaram o Zica Vírus, visto que ainda é prematuro e ainda carecem de mais estudos. Em vista disso, a SES se compromete a emitir uma nota técnica.
O Estado de Pernambuco tinha até esta tarde 26.666 casos notificados, na proporção de 293 casos para cada 100.000 pessoas. O Ministério da Saúde considera epidemia a proporção de 300 casos para cada 100.000 pessoas.
Foi falado sobre as dificuldades na assistência farmacêutica, relacionada com o financiamento e repasses estaduais e o comprometimento da SES na resolução das pendencias junto aos municípios.
Após,  foi feito o convite da 8° Conferência Estadual de Saúde que ocorrerá entre 14 e 17 de setembro de 2015, em local ainda a ser definido. O regimento será enviado aos secretários em breve.
Por fim, a secretária executiva a senhora Ana Callou reforçou o compromisso  e o empenho desta secretaria para com o SUS e municípios pernambucanos. Sendo complementada pela vice presidente do COSEMS a senhora Lúcia Giesta.



http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2015/04/30/internas_cienciaesaude,574201/secretaria-estadual-de-saude-diz-que-nao-identificou-zica-virus-em-pernambuco.shtml

Nenhum comentário: