sábado, 26 de abril de 2014




Alerta às Secretarias Municipais de Saúde

 

 Questão dos médicos intercambistas

 

O CONASEMS, preocupado com as responsabilidades municipais relativas ao Programa Mais Médicos e suas regulamentações, alerta aos gestores municipais que receberam os médicos intercambistas.

O gestor deve garantir que este médico esteja em trabalho em uma equipe de saúde da família. Cuidado com algumas orientações diferentes desta. Não há nenhuma outra possibilidade atual de garantir a continuidade deste profissional em seu município, que não seja desta forma.

O gestor deverá garantir que este médico intercambistas esteja inscrito no SCNES. Esta certificação é necessária, pois um erro neste cadastro poderá acarretar problemas como o descredenciamento da equipe de saúde da família e a retirada do financiamento do Ministério da saúde.

Lembre-se que neste momento, estamos sob a fiscalização dos órgãos de controle externo quanto a estas questões e que o MS não poderá transigir às exigências normativas estabelecidas na lei que cria este programa.

Outra necessidade desta regularização se deve inclusive à postura questionável do Conselho Federal de Medicina, que parece descumprir a lei ao aprovar uma resolução (2072) que estabelece uma norma de entendimento dúbio na tentativa de coibir os encaminhamentos dos profissionais deste programa. Continuam a querer excluir os 48 milhões de brasileiros que agora são atendidos por este programa exitoso em sua prática. A posição do CONASEMS é contrária à esta resolução, se ela realmente tiver este sentido. O Ministério da Saúde estará interpondo ações junto ao judiciário para a garantia da lei estabelecida no Programa Mais Médicos. Uma resolução deste Conselho não pode se sobrepor a esta lei nem à necessidade de saúde desta população.

Assim, devemos garantir todas as questões regulamentadas pelo SUS para a continuidade deste trabalho que já tem modificado a qualidade de vida destes brasileiros. Salientamos que foi pactuada com o Ministério da Saúde uma portaria que bloqueia os recursos das equipes que não tiverem os seus médicos intercambistas cadastrados.

Estejamos todos atentos às nossas obrigações, certifique-se pessoalmente disto, pois haverá uma grande fiscalização dos órgãos de controle interno e externo.

 

Antônio Carlos Figueiredo Nardi

Presidente do CONASEMS

Nenhum comentário: