quarta-feira, 25 de março de 2015

Presidenta do COSEMS-PE participa de Oficina no II Congresso dos Municípios de Pernambuco



A presidenta da Cosems-PE Gessyane Paulino participou ontem (24) da oficina “ o Pacto de Gestão dos SUS e Munícipios, juntamente com a Secretária Exec. do Ministério da Saúde Ana Soter e o secretário de saúde do Estado José Iran Costa.

Inicialmente, Ana apresentou as prioridades do Ministério para o ano de 2015, sobre o financiamento do SUS abordando desde a EC 29, perpassando pela LC 141/12 até a EC 86, conhecida como emenda impositiva. Além de ressaltar a XV Conferencia Nacional de Saúde, que ocorrerá este ano em Brasília.

O secretário  José Iran, trouxe em sua fala elementos da atualidade da saúde pernambucana, apresentando-a e demonstrando as conquistas e os desafios que serão enfrentados em sua gestão, como o fortalecimento da rede materno-infantil.


Já a presidenta do COSEMS-PE,  retratou o histórico do SUS desde a 8 conferencia de Saúde e os desafios enfrentados pelos gestores em ofertar o serviço de saúde de acordo com as legislações que preconizam o SUS, além da busca de fortalecimento do Sistema.  Abordou a estrutura do Sistema em relação ao papel dos entes federativos e de forma explicativa  o decreto 7.508/11 que regulamenta atualmente a lei 8.080/90. Além de explanar sobre as dificuldades dos municípios no que tange aos recursos humanos e enforcamento dos orçamentos municipais por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.



Nenhum comentário: