domingo, 16 de novembro de 2014

Construção da Oficina Estadual sobre Redes de Atenção à Saúde: Desafios e perspectivas para implantação da COAP em PE.



Na ultima quinta (13) a COSEMS reuniu profissionais para discussão e confecção de temas e pautas para a oficina que acontecerá em gravatá no inicio de dezembro.
A ideia foi abordar e trazer problemáticas atuais que fazem parte do cotidiano das secretarias municipais de saúde, bem como desafios e perspectivas, buscando auxiliar os gestores nas tomadas de decisão . 
Baseando-se principalmente nos conceitos de REDES que segundo o ministério da Saúde conceitua como  arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (Ministério da Saúde, 2010 – portaria nº 4.279, de 30/12/2010). Além da portaria, foi utilizado como referencial teórico o autor Eugenio Vilaça através do artigo “ As redes de atenção a saúde” de 2010.
O objetivo foi consolidar e construir consensos conceituais sobre a própria construção de redes de atenção e sua relação com a COAP, identificando o cenário atual e traçando novas estratégias para os trabalhos em grupo das macrorregionais na oficina de dezembro. Um novo encontro definirá as pautas e a programação da oficina.


















Por Renan Carlos, estagiário da COSEMS e graduando em Saúde Coletiva/UFPE.








Nenhum comentário: