segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ATENÇÃO

Senhores e senhoras presidentes de COSEMS, Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, colegas assessores de comunicação, assessores técnicos e demais colegas, encaminho para todos o comunicado do presidente do CONASEMS, solicitando o preenchimento do  ESTUDO DESCRITIVO DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO: ESTRUTURA E PRINCIPAIS CENÁRIOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE, de responsabilidade da pesquisadora Ana Valéria Machado Mendonça (Nesp/UnB), com o apoio deste Conselho.


Seguem as palavras de nosso presidente e os links do questionários (eles são diferentes para COSEMS e SMS). Esses conteúdos serão enviados via mala direta ainda hoje para todas as SMS e, além disso, faremos toda a divulgação em nosso site e redes sociais. Porém, repetimos que precisamos do apoio de todos para podemos traçar um mapa o mais fiel possível.


Estamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas.
"Como presidente do CONASEMS, convido COSEMS e Secretarias Municipais de Saúde (SMS) para participarem do ESTUDO DESCRITIVO DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO: ESTRUTURA E PRINCIPAIS CENÁRIOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE, de responsabilidade da pesquisadora Ana Valéria Machado Mendonça (Nesp/UnB), com o apoio deste Conselho.
O estudo envolve a aplicação de questionário semiestruturado junto aos servidores e/ou assessores de comunicação social lotados nas assessorias de comunicação social das Secretarias Municipais de Saúde e COSEMS. 


Para participar, basta preencher os campos com as informações solicitadas nos links conforme sua entidade. Para tal, bastam 20 minutos. Desse modo, estaremos colaborando com o diagnóstico que subsidiará o CONASEMS e os gestores municipais de saúde a desenvolverem estratégias de comunicação em Saúde que apoiem à tomada de decisão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Atenciosamente,
Antônio Carlos Figueiredo Nardi
Presidente do CONASEMS"


Segue o link do questionário para SMS:

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

OPINIÃO

Tensionamento entre Descentralização e Regionalização em Saúde:
Um dia-a-dia marcado por conflitos de interesses e uma política neoliberal.

      Atualmente, temos ouvido muito falar em regionalização da saúde. O tensionamento entre esses os processos descentralização-individualidade federativa, do interesse local. E regionalização - solidariedade interfederativa (unidos os municípios, passam a constituir uma região de saúde para organizar, planejar e executar de maneira compartilhada os serviços de saúde e o interesse regional) tem sido colocados e discutidos exaustivamente embora, muitas vezes, não tenha sido incorporado na prática. 



Por: Débora Soledade
        Residente em Saúde Coletiva

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

V Seminário do COSEMS - PE


   O V Seminário do COSEMS – PE foi realizado no Auditório do Hotel Serrano na cidade de Gravatá – PE, nos dias 28 e 29 de novembro de 2013 e contou com a presença, entre outros, de secretários municipais de saúde, prefeitos, secretário estadual de saúde, técnicos da Secretaria estadual, regiões de saúde e municípios.
    Os expositores convidados fizeram suas apresentações a respeito dos temas selecionados para cada mesa e em seguida aconteciam debates abertos a todos os participantes do evento.
    Segue algumas imagens do evento:




                                      








Por: Hylany Almeida
        Fisoterapeuta
        Residente em Saúde Coletiva 



ATENÇÃO

                                                 COMUNICAÇÃO DO COSEMS-PE

A Diretoria do COSEMS-PE informa aos Srs. (as) Secretários (as) Municipais de Saúde que integra a Comissão de Coordenação Estadual dos Programas PROVAB /Mais Médicos. Nesta Comissão participam também representantes da Secretaria Estadual de Saúde, das Instituições de Ensino, UNASUS e Telesaúde.

A representação do COSEMS-PE tem a seguinte composição: Paulo Antônio Gomes Dantas; Maria Aparecida de Souza – SMS de Caruaru e Diretoria Executiva; Silvanete Andrade Leandro  -SMS de Ipubi; Gildázio José dos Santos – SMS de Afogados da Ingazeira.

A coordenadora da Comissão Estadual do PROVAB/Mais Médicos  é  Bárbara  Andrade  da representação da SES, e-mail - barbarapasouza@gmail.com.


A Diretoria do COSEMS para melhor cumprir suas atribuições de representação e defesa dos interesses das Secretarias Municipais de Saúde solicita aos secretários (as) que encaminhem quaisquer questionamentos, dúvidas, dificuldades, relatórios, ou experiências com êxitos no processo de operacionalização   dos referidos  Programas   à   Diretoria Executiva    (E-mail-cosems.pe@gmail.com  /  telefone – 81 -31816256)  ou aos representantes do COSEMS na referida   Comissão  para   que os mesmos  possam  tomar as devidas   providências  junto a Coordenação e nas reuniões quinzenais da Comissão.  

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

V SEMINÁRIO DO COSEMS-PE

Estão disponíveis nos links abaixo o material das apresentações do segundo dia do evento (29 de novembro).

Planejamento da saúde no âmbito do SUS: Decreto Nº 7.508/2011 e o processo do COAP
       Por: Nilo Bretas Júnior

- Planejamento pós Decreto 7.508/2011 e construção do COAP
       Por: Humberto Maranhão Antunes 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

V SEMINÁRIO DO COSEMS-PE

O V Seminário do COSEMS-PE teve inicio com uma mesa discutindo o tema: Judicialização da Saúde: Problema ou solução?
A primeira exposição foi de Dr. Paulo Roberto Lapenda Figueiroa – Promotor do Ministério Público de Pernambuco (Representando o Procurador Geral de Justiça).

Em sua fala destacou que o Ministério Público deve ser visto como parceiro dos municípios e não apenas como determinador de ações e a importância de a judicialização na saúde ser efetiva, mas apenas na medida em que seja necessária. Segundo Dr. Paulo Figueiroa o Ministério Público de Pernambuco estará junto aos gestores municipais criando condições de evitar o excesso de judicialização que vai de encontro aos princípios do SUS. 


Por: Hylany Almeida