segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PROGRAMAÇÃO GERAL DE AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE – PGASS

O Ministério da Saúde (DRAC/SAS) organizou nestes dias 23 e 24 de outubro um seminário de alinhamento metodológico na construção da PGASS, para que o debate conflua para a elaboração de um sistema informatizado que dê apoio aos municípios.Foram desta forma, apresentadas e debatidas a proposta do Ministério/SAS/DRAC e a experiência de Pernambuco. De início, ambas as propostas tem por pressuposto que o processo de programação seja parte de um planejamento regional que fortaleça as CIR e a própria organização regional.

Tivemos a grata surpresa de identificar que a lógica proposta pelo DRAC é a mesma em construção em Pernambuco: a RENASES utilizada como orientadora da construção da programação por redes assistenciais. O que vem sendo feito em paralelo a um esforço de aprimoramento da RENASES atual. A RENASES, como todos conhecem tem algumas fragilidades: não está clara a sua vinculação com a tabela, em alguns momentos ela é extremamente detalhada, em outros momentos é bem agregada, em alguns momentos trabalha com desenho de rede assistencial e linha de cuidado, em outros momentos se aproxima do desenho de ciclo da vida.

No modelo apresentado pela equipe do DRAC cada uma das 5 redes assistenciais já estruturadas pelo Ministério (Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, Rede Psicossocial, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Rede de Atenção às doenças crônicas) será dividida em componentes, que são semelhantes ao que, em Pernambuco, chamamos de “Dispositivos da Produção do Cuidado”, e que no modelo do Ministério definem como: “subdivisões das redes temáticas de atenção à saúde, enquanto elementos estruturantes do seu processo de organização. Podem se organizar enquanto pontos de atenção, ações e serviços de saúde ou sistemas de apoio e logístico”.

Tudo que não está contemplado nas 5 redes assistenciais, está por enquanto aglutinado em um “blocão”. A ideia é que as Regiões possam modelar parte deste blocão em redes temáticas e linhas de cuidado de prioridade local, da mesma forma que Pernambuco definiu suas linhas prioritárias (Nefro/Uro, Cardio/Angio, Saúde Bucal, Oncologia, Neurologia, Oftalmologia, Doenças Negligenciadas, Vigilância no componente específico). Nas duas propostas, de Pernambuco e do Ministério, a vigilância e a atenção primária são transversais, inseridas como componentes ou dispositivos da produção de cuidado em cada Rede/Linha de Cuidado, ainda que as especificidades de cada um estejam visualizadas em blocos específicos.

Um debate importante na oficina foi referente ao desenho por Redes e Linhas de Cuidado. Houve o questionamento sobre a possibilidade de regiões ajustarem sua PGASS para linhas de cuidado, utilizando o sistema em construção. Tanto a representação do Ministério quanto a representação de Pernambuco defenderam que este é o momento de aprimorar a organização do sistema via Redes de Atenção e Linhas de Cuidado e esta tem sido a orientação do SUS nos últimos anos. Não faz sentido organizar uma região por ciclo da vida, na contramãoda organização nacional, quando o desenho de ciclo de vida não responde aos desafios de integração da rede assistencial, operacionalização dos fluxos assistenciais e programação regionalizada.

Tanto na proposta do Ministério quando na proposta de Pernambuco, para viabilizar a PGASS na sua relação com a Tabela de Procedimentos, a programação de ações e serviços será vinculada a “pacotes” de procedimentos agregados para os quais se calculará um valor médio, formando um “Rol de parâmetros mais agregados, EX: Cardiologia (Consulta Especialista + exames correlacionados: Holter+Eletro+EsteiraErgometrica).”

Ambas as propostas estão em construção. Pernambuco já vem trabalhando sua versão inicial no Grupo Condutor da PGASS (COSEMS+SES) e em duas rodadas de Fóruns Macrorregionais. O Ministério dispõe de alguns grupos de trabalho conduzindo a construção do sistema PGASS, provisoriamente chamado e PROGRAMASUS, a definição de parâmetros de referência (que podem ser absorvidos ou não em cada região), e a adequação da RENASES.  Nos dois casos, a síntese da programação ainda está por se definir no processo de construção.

Embora o sistema esteja em construção, o Ministério da Saúde chama atenção para a sua futura obrigatoriedade: todas as regiões precisarão elaborar sua PGASS, mesmo que adotem sistemas diferentes do Ministério, mesmo que não estejam em fase de assinatura do COAP. Esta obrigatoriedade, contudo, só deverá valer a partir de 2015, quando o Ministério espera estar liberando o PROGRAMASUS para todos. Antes disto, algumas regiões poderão utilizar o sistemana qualidade de pilotos.

Outro ponto de confluência no debate foi a necessidade de pactuação simultânea no estado, para que as relações inter-regionais sejam previstas na programação final.

Por fim: a parametrização. O grupo da NESCOM/UFMG, que está construindo a atualização da Portaria 1.101/02 foi representado pelo Professor Francisco Campos, que apresentou a extensa revisão teórica que o grupo está fazendo na literatura internacional e nacional, e a ampla busca de diferentes fontes de dados, na busca das melhores aproximações na construção de parâmetros assistenciais. Diante do imenso desafio, o grupo pretende liberar as conclusões por blocos que serão validados em Consulta Pública do Ministério da Saúde, a partir do início de dezembro deste ano. Após a publicação e aprovação de todos os blocos de consulta pública (deve começar pelos parâmetros de internação), os resultados serão transformados em nova portaria, que substituirá a Portaria 1.101/02.

Fica, portanto, do seminário, a sensação de que estamos em bom caminho, e que temos os instrumentos necessários para avançar rapidamente no aprimoramento de nossas ferramentas de planejamento e programação.

Por: Petra Duarte
                Sanitarista/SES
       25.10.2013

terça-feira, 22 de outubro de 2013


O COSEMS-PE presente na 13º EXPOEPI

 Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças

A Secretária de Saúde de Paudalho, Ana Cláudia Callou; o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o Secretário de Saúde de Frei Miguelinho, Alexandre Neto.
 
Ana Cláudia Callou, presidente do COSEMS- PE
Ana Cláudia Callou e Saulo Menezes, presidente do COSEMS- SE

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Plenário pode votar piso dos agentes de saúde na quarta-feira


O projeto que estabelece um piso nacional para os agentes comunitários de saúde (PL 7495/06, do Senado) e reajustes anuais é o destaque do Plenário na próxima quarta-feira (23). Na terça-feira (22), os deputados podem analisar o novo Código de Processo Civil (CPC) e continuar a votação do projeto de minirreforma eleitoral (PL 6397/13) em sessões extraordinárias.
O texto aprovado pela comissão especial para o salário dos agentes de saúde prevê reajustes anuais de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e aumento real durante três anos com base na variação do Produto Interno Bruto (PIB).
O valor do piso ainda não foi definido pelos deputados. O piso atual, estabelecido por uma portaria do Ministério da Saúde, é de R$ 950. Os agentes, no entanto, querem R$ 1.200.
De autoria do deputado Domingos Dutra (SDD-MA), o substitutivo da comissão especial prevê um repasse adicional do governo federal para estados, Distrito Federal e municípios com o objetivo de fortalecer as políticas relacionadas à ação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O percentual varia de 5% a 15% do valor repassado para pagamento dos salários desses agentes.
Atualmente, o País conta com cerca de 32 mil equipes de Saúde da Família atuando em 5.288 municípios. Os agentes fazem parte dessas equipes.

Fonte: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS 
           Fernanda Vargas Terrazas 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CONGRESSO

Submissão de trabalhos para 11º Congresso Internacional - Rede Unida - até 20/11

Evento tem como tema “Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS”.

A Comissão Organizadora convida a todos os atores envolvidos com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no 11º Congresso Internacional da Rede Unida, que será realizado de 10 a 13 de abril de 2014, em Fortaleza, no Ceará. Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, távolas e intervenções culturais.

A Comissão Científica espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários. A premiação será feita a partir dos trabalhos inscritos, ou seja, todos os trabalhos aprovados concorrem aos prêmios.
Inscreva seu trabalho agora mesmo! Acesse: http://www.redeunida.org.br/congresso2014/submissao

terça-feira, 15 de outubro de 2013

SELEÇÃO

SES seleciona apoiadores institucionais em 

Saúde Coletiva

No total, serão 15 vagas em todo o Estado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu seleção pública simplificada visando a contratação temporária de 15 apoiadores institucionais especialistas em Saúde Coletiva. Podem participar da seleção, portadores de diploma de Nível Superior, com diploma de especialização na área de Saúde Pública ou Coletiva e experiência comprovada em Saúde Pública de, no mínimo, seis meses. Confira o edital AQUI.
As inscrições, que seguem até o dia 25 de outubro, podem ser feitas de forma presencial ou via Sedex, com aviso de recebimento encaminhado à Diretoria Geral de Fluxos Assistenciais, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi – Recife. A seleção será realizada em uma única etapa de caráter classificatório e eliminatório.

SELEÇÃO

Vigilância em Saúde: SES abre seleção para 68 apoiadores

Inscrições vão até o dia 24 de outubro

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu seleção pública simplificada para a contratação temporária de 68 apoiadores institucionais de Vigilância em Saúde. Do total de profissionais selecionados, 28 atuarão na Vigilância em âmbito hospitalar; 08 atuarão no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS); e 32 atuarão como apoiadores institucionais de Vigilância em Saúde/Técnico de Nível Superior. Confira o edital de seleção, clicando AQUI.
As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas via Sedex, com aviso de recebimento, encaminhado à Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi – Recife. O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira avaliação curricular e a segunda avaliação técnica. Ambas terão caráter classificatório e eliminatório.


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Foi aprovado na Câmara o texto final do Projeto de Lei de Conversão da MP 621/13 (Programa Mais Médicos). O Projeto de lei seguirá agora para votação no Senado.
MEDIDA PROVISÓRIA Nº 621-A DE 2013 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 26 DE 2013 - Institui o Programa Mais Médicos; altera as Leis nºs 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e 6.932, de 7 de julho de 1981; e dá outras providências.

FONTE: CONASEMS
              Fernanda Vargas Terrazas 
              Assessora Jurídica 


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

IMPORTANTE

Durante a realização da última reunião de Diretoria  em Brasília foi apresentado o resultado parcial da pesquisa sobre Conferências Municipais de Saúde que o CONASEMS tem realizado e disponibilizado em sua página. 
A Diretoria deliberou que reforçássemos a informação retomando a matéria em nossa página, e chamando mais uma vez a atenção dos gestores e gestoras sobre a importância de todos participarem da pesquisa,  e quanto a necessidade de se realizar as Conferências Municipais de Saúde no primeiro ano de governo.
Posto isso solicitamos a todos e todas que apoiem e participem de nossa pesquisa , como também divulguem a mensagem abaixo que disponibiliza o link de acesso ao formulário da pesquisa.
Desde já agradecemos sua colaboração e colocamo-nos a disposição
Afim de coletar dados sobre  a realização das conferências municipais de saúde, pedimos que responda às perguntas do formulário a seguir. Acessehttp://www.conasems.org.br/index.php/comunicacao/ultimas-noticias/2992-pesquisa-conasems-conferencia-municipal-de-saude
Fonte: CONASEMS 
Denise Rinehart
Coordenadora Técnica do Núcleo de Participação da Comunidade na Saúde



ATENÇÃO

CERTIFICAÇÃO DIGITAL - SIOPS
A partir de 2013 a alimentação obrigatória do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS passou a ser bimestral e será necessário ter a obtenção da certificação digital para a referida transmissão dos dados.
Até a ultima reunião da Câmara Técnica do SIOPS apenas 1704 municípios possuiam essa certificação e iniciaram a alimentação do sistema.
A baixa obtenção do Certificado Digital por parte dos municípios é visto com preocupação, uma vez que a partir de 2014 poderá ocorrer em ultima instancia a suspensão do repasse dos recursos, pois é pelo SIOPS  que se é verificado o percentual de aplicação em ações e serviços de saúde previstos pela Emenda Constitucional 29.

CONVITE

Educação Popular em Saúde: vagas abertas até 15/10
A ENSP, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) tornam pública a seleção de alunos, mediadores e educadores populares para o Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde. Há cerca de 8 mil vagas, das quais mais de 7,8 mil são para alunos. O objetivo da formação é contribuir para o aprimoramento da atuação dos profissionais das equipes de atenção básica em saúde, em especial, dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle das endemias em relação às práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a educação popular em saúde.
 O curso de Educação Popular em Saúde, oferecido na modalidade presencial com momentos de conexão virtual, constitui-se em uma estratégia fundamental da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, cuja proposta é fomentar as transformações do trabalho em saúde, para que seja um espaço de atuações críticas, reflexivas, propositivas e compromissadas.
 A seleção será realizada numa única etapa, que é a análise documental. Os selecionados e os suplentes, contudo, terão de participar da Oficina de Formação Pedagógica de Mediadores e Educadores Populares.
 Segundo a integrante do Comitê Gestor pela Fiocruz e coordenadora do Núcleo de Audiovisual, Luisa Regina Pessôa, o projeto pode ser considerado um metacurso, pois todo seu processo de construção foi compartilhado. Ele foi elaborado coletivamente por meio de rodas de conversas e com os coletivos de educação popular, seguindo as suas diretrizes. “Um dos exemplos dessa construção compartilhada foi o próprio nome do curso: EdPopSUS. Ele foi escolhido depois de uma semana de conversa, em nossa comunidade virtual, entre a SGEP/MS, os articuladores nacionais, coordenadores estaduais e educadores populares, a ENSP e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Foi muito legal”, disse ela.
 Luisa ressaltou, ainda, o trabalho realizado pelo Núcleo Pedagógico, Núcleo Operacional, Comitê Gestor e Núcleo Audiovisual, representados, respectivamente, por Simone Agadir, Alicia Arias e Eduardo Soares, Valéria Castro, e Bia Salgado e Monica Salgado. O Núcleo Audiovisual contribuiu muito para a construção do layout do site, da comunidade virtual do curso e para a produção dos 15 vídeos, que já estão disponíveis na página do EdPopSUS. Luisa destacou que todos os profissionais envolvidos realizaram um trabalho de excelência.
 Informações adicionais sobre a seleção poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico pseletivoedpopsus@hotmail.com.

CONVITE

O prazo para Inscrição de Trabalhos na Amostra de Experiências no SUS Olinda encerra no dia 18/10/2013
A  Amostra de Experiências no SUS Olinda será um espaço promotor de discussões no âmbito da Saúde Pública do município. Pretende-se, ainda, com essa iniciativa, o compartilhamento e divulgação de trabalhos e experiências exitosas e inovadoras desenvolvidos no âmbito do SUS.
Acessem o site da conferência, no link "Amostra de Experiência" para acessar o edital e obter mais informações sobre o evento. (www.11conferenciasaudeolinda.blogspot.com)
Não deixem de participar!!! 

Atenciosamente,
Livía Souza
Diretoria de Planejamento em Saúde
Secretaria de Saúde de Olinda

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Programa “Mais Médicos” é tema de debate

O Núcleo Integrado de Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco - NISC/UPE promove, na próxima quarta-feira, dia 09, debate sobre o programa "Mais Médicos", do Governo Federal.
Para discutirem o assunto, que já é considerado um dos mais polêmicos dos últimos tempos, foram convidados representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).


O evento tem apoio do Diretório Acadêmico de Medicina da FCM e da Comissão Pró-Organização do Diretório Acadêmico do Curso de Saúde Coletiva da FCM.

SERVIÇO:
Debate sobre o programa Mais Médicos
Quando: Quarta-feira, dia 09 de outubro de 2013, às 16:00
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (Rua Arnóbio Marques - Santo Amaro) 

Luiz Oscar Cardoso Ferreira
Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UPE
Núcleo Integrado de Saúde Coletiva - NISC/UPE
Por: Petra Duarte

ZEFINHA
30 de SETEMBRO - DIA DA SECRETÁRIA

Por falar em flores... Ontem foi o dia da Secretária!
Impossível não lembrar com carinho da eficiente e simpática, além de atuante, secretária do COSEMS, ZEFINHA.

A ela, cuja vida profissional se confunde com a história do COSEMS-PE, nossas homenagens.

Beijo, Zefinha, de tod@s que fazem o COSEMS-PE!